10 superalimentos para melhorar a sua saúde hoje mesmo

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Alguma vez você já ouviu falar de”superalimentos”?

Não, não tem super poderes e tampocoson mágicos, mas, graças às suas numerosas e poderosas propriedades, foram ganadotal apelido.

Os superalimentos são 100 %naturais e se destacam por sua alta densidade de nutrientes e poucas caloríasconcentradas em uma pequena quantidade, ou se preferir tome algum suplemento natural como o Max Amora para repor as vitaminas necessárias no organismo.

Por que querer conhecê-los?

Porque são a forma mais simples yeficaz de cuidar da sua saúde e manter-se sempre em forma, prevenir ou tratarenfermedades e até prolongar a sua vida.

Por isso,  sepramos uma lista de 11 importantes superalimentos e seus beneficiosque nunca devem faltar na sua alimentação.

Nós vamos começar!

1. Colrizada

A couve é possivelmente uma das legumes másnutritivas que existem.

Uma ração de 100gramos de couve (Brassica oleracea var.sabellica) contém apenas 50 calorias e 10 gramas dehidratos de carbono, 2 dos quais são de fibra.

Incrível, mas é verdade:

Contém 10veces a quantidade diária recomendada (DDR) de vitamina K1, 3 vezes a QDR devitamina A (derivada do beta-caroteno) e 2 vezes a QDR de vitamina C. Tambiénes rica em cálcio e potássio (1).

A couve rizadacontiene sulforafano e indol-3 carbinol (também em o brócolo e otrasverduras), compostos bioativos dos que se demonstrou que ajudam acombatir o câncer em tubos de ensaio e animais de laboratório(2).

2. Salmão

Comersalmón 1 ou 2 vezes por semana atende a praticamente todas as necessidades degrasas omega-3 de seu organismo.

O salmão é unpescado graxos: uma grande quantidade de calorias que contém são gordura, de lascuales a maioria são ácidos gordos omega-3.

O que quieredecir isso?

O consumo regular de peixe grasose associada com um menor risco de demência e enfermedadescardiovasculares (3, 4).

Além disso, o salmão são gentis e rico em proteínas de alta qualidade e muitos nutrientes: potássio, selénio,vitaminas B1, B3, B6 e B12.

3.Mirtilo

Um estudo em adultos revelou que losarándanos podem melhorar a memória (5).

Losarándanos são incrivelmente saborosos e contêm muitos nutrientes encomparación são o seu valor calórico.

Destacam-se porsu conteúdo em antioxidantes:

De acordo com o método ORAC, um sistema de medida do valor antioxidante dos alimentos,os mirtilos se situam perto do primeiro lugar.

Além disso,de acordo com um estudo em homens e mulheres obesos com síndromemetabólico:

Os mirtilos reducensignificativamente a pressão arterial e os indicadores de colesterol LDLoxidado (6).

Outros estudos em animais delaboratorio e tubos de ensaio também indicam que os compostos do arándanoayudan a prevenir o cancro. (7)

Bônus:Também são relativamente baixos em hidratos de carbono, o que os torna na fruta perfeita para pessoas que seguem dietas baixas encarbohidratos.

4.Alho

O ajoes um alimento muito nutritivo que contém vários compuestosbioactivos.

Muitos estudos em humanos hanrevelado os poderosos efeitos do alho na saludcardiovascular:

  • O extrato de alho puededisminuir significativamente a pressão arterial (11).
  • Reduz os triglicérides e o colesterol no sangue (12).
  • Pode reduzir a agregação plaquetária (13).

E ainda há mais:

O alho também puedematar micróbios como bactérias e fungos (14).

Foi demonstrado que um dos compostos ativos do alho, laalicina, pode matar a poderosa bactéria MRSA, que está a tornar-se cada vez mais uma ameaça para a raça humana, devido a sua resistência a losantibióticos (15).

5.Algas

As algas marinhas são uma excelente fontede iodo, um nutriente importante para a saúde deltiroides.

O iodo é um nutriente que suelefaltar na alimentação atual (16).

Comoconsecuencia:

Sem iodo, podemos sufrirhipotiroidismo, fadiga, retardo mental e outras muchasenfermedades.

Infelizmente, a maioria dos alimentos que comemos hoje em dia têm um conteúdo relativamente baixo enyodo e é fácil de experimentar falta de iodo.

Aqui vai untruco:

Come algas uma ou duas vezes por semana otómalas em suplementos para garantir níveis de yodoadecuados.

6. Gemas dehuevo

A gema contém a maior parte denutrientes do ovo, enquanto que a clara contém principalmenteproteína.

Algumas pessoas aconselham noconsumir gemas de ovo, porque dizem que é a parte que contém colesterol, peroesto não tem nenhum sentido.

A verdade é outra biendistinta:

O colesterol da alimentação afeta muypequeña medida o colesterol no sangue e diversos estudos mostram queo consumo de ovos não tem absolutamente nenhuma relação com ningunaenfermedad. Isso é apenas um mito que se recusa a desaparecer(17).

Há muito poucos alimentos são tão nutritivos como os ovos.

Os ovos são ricosen:

  • Luteína e zeaxantina: estosantioxidantes são potentes protetores contra doenças oculares(18).
  • Proteína: um ovo grande contém 6 gramas deproteína de alta qualidade com todos os aminoácidos essenciais.
  • Colina: os ovos são uma das melhores fontes alimentares decolina, elemento muito importante para a saúde cerebral.
  • Vitaminas A, B2, B5, B12 e ferro, fósforo, selénio e otroscompuestos (19).

Isso não é tudo:

Os ovos também se destacam por seu índice de saciedade,indicador que mede a saciedade: é satisfeito o apetite e incitam consumirmenos calorias.

De acordo com algunosestudios, pequeno-almoço com ovos pode ajudá-lo a perder uma quantidade significativa depeso, em comparação com um café da manhã com pães, por exemplo(20).

Nota: os ovos de capoeira ou enriquecidos conomega 3 são as melhores opções.

7. Carne de bovino “a pasto”

A carne é uma das melhores fontes de proteína, é rica em ácidos gordos saudáveis e muitas vitaminas yminerales.

Também é uma boa fonte decreatina, carnosina e carnitina, assim como de outros nutrientes únicos que nopuedes obter as plantas.

Apesar de lostemores, diversos estudos têm demonstrado que a carne vermelha sem processar noaumenta o risco de doenças (21).

Melhor opção é a carne proveniente de animais alimentados naturalmente, comoel bovino a pasto: contém mais ácidos graxos ômega 3, másCLA (ácido linoléico conjugado), mais antioxidantes e mais vitaminas e minerais(22).

Se você não pode adquirir carne a pasto, por algúnmotivo, a carne de alimentação “grão” é também uma alternativasaludable.

8.Batata

As batatas são, sem nenhuma dúvida, um dos alimentos com amido mais saudáveis.

Lasbatatas são muito nutritivas e ricas em alguns nutrientes essenciais como lavitamina A, a vitamina C e o potássio.

Também sonrelativamente ricas em fibras: uma porção de 100 gramas fornece 3 gramosde fibra.

Se você está procurando aumentar o seu ingestade hidratos de carbono, as batatas são a elecciónperfecta.

9.Fígado

Os órgãos são, na verdade, as partes mais nutritivas delanimal; e a mais nutritiva de todas é o fígado.

O fígado é um órgão extraordinário que tem centenas de mortes. Também concentra muitos nutrientes essenciais como ferro, B12 yalgunos outros.

O fígado é tão nutritivo quealgunas pessoas o têm chamado a multivitamínico de lanaturaleza.

Uma ração de 100 gramas de hígadode vaca contém (23):

  • 12 vezes a QDR de vitaminaB12.
  • 7 vezes a QDR de cobre.
  • 6,3 vezes a QDR de vitamina A.
  • 2 vezes a QDR de riboflavina(B2).
  • Também contém grandes quantidades de otrosnutrientes como folato, B3, B5, B6 e outros.

Enotras palavras:

Comer fígado, uma vez por semanaaumentará consideravelmente seu consumo de nutrientesfundamentales.

10. Óleo de fígado de bacalhau

O óleo de fígado de bacalhau é a melhor fonte devitamina D3 na alimentação.

A deficienciade vitamina D3 no organismo pode ter várias conseqüências, entre as atingidas inclui um elevado risco de câncer e diabetes (24).

O óleo de fígado de bacalhau é também muito rico envitamina: uma colher de sopa fornece 13500 UI, quase o triplo de laCDR.

A melhor maneira de adicionar gorduras omega 3 atu dieta é complementá-lo com óleo de peixe:

Uma colher de sopa contém um total de 2,6 gramas de ácidosgrasos omega-3, o que equivale a mais da quantidade diariarecomendada (25).

Se não consumir muitas grasasomega 3 de origem animal, pensa em complementá-lo com uma colher de sopa diária deaceite de fígado de bacalhau.

E… e agora?

Agora é o momento de aproveitar e se beneficiar das propiedadesde estes superalimentos, ou tome algum suplemento natural como a Max Amora que emagrece e ajuda nos nutrientes necessários.

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