10 alimentos que melhoram a sua concentração

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Nosso cérebro é oleoso e as nossas conexões nervosas precisam de minerais, vitaminas do grupo B e aminoácidos para funcionar bem. Precisamos, pois, alimentos ricos tanto em gorduras saudáveis como estes outros nutrientes.

Também não podemos deixar de lado os carboidratos, já que o cérebro recebe toda a sua energia da glicose. Sim, os produtos ricos em açúcares simples desequilibram nossa energia; é importante priorizar os carboidratos de qualidade. Por se fosse pouco, precisamos de antioxidantes para manter o cérebro em forma.

Entrevista a Emeran Mayer

Em casos de estresse: além de reduzi-lo, convém certificar-se suficiente triptofano com os alimentos.

Ao igual que com os açúcares, é importante que as gorduras sejam boas; se comemos gorduras de má qualidade, as paredes celulares do cérebro também o serão. Uma boa regra é fazer com muita variedade de vegetais e cores dos pratos, para conseguir mais riqueza de nutrientes indispensáveis.

A desidratação promove o cansaço cerebral, o que dificulta a concentração. Beber bastante água, assim como o chá verde, chá, sucos ou caldos ajuda para a atividade mental.

Anti-envelhecimento

Para manter em forma o cérebro e não perder a concentração, que não faltem esses alimentos no seu dia a dia.

1. Nibs de cacau, ricos em antioxidantes

São pedaços das sementes do cacau, deliciosos e amargos.

Possuem uma grande capacidade antioxidante e levemente estimulante que pode favorecer a concentração.

Tomar 1 colher de chá por dia.

RECEITAS RAW

2. Tâmaras, deliciosos e muito nutritivos

Estas autênticas bombas nutritivas fornecem açúcares saudáveis, aminoácidos e uma grande quantidade de minerais. Tudo isso os torna um excelente alimento para melhorar a concentração.

Desfrute de 2 tâmaras cada dia.

3. Porcas do país, indispensáveis para o cérebro

Coincidentemente têm a forma do cérebro e a medicina chinesa os recomenda, há séculos, para tonificar a energia cerebral. Ricas em omega-3 e fósforo, constituem um lanche indispensável.

Tomar 2 ou 3 por dia.

4. Aveia, digestiva e nutritiva

Alimento e medicina

É um dos cereais mais digestivos e nutritivo, rico em fibras e ideal para nutrir o cérebro com açúcares saudáveis e vitaminas do grupo B.

Consome 3-4 colheres dia sim dia não.

Outros bons cereais são o arroz integral, trigo sarraceno ou a quinoa.

5. Sementes de gergelim moídas

Você pode adicionar a qualquer preparação, mas aproveitado melhor se as tomadas moídas. Ajudam a sentir-se de bom humor e gerir melhor o stress , graças à sua riqueza em triptofano.

Tomar 2 colheres de chá a cada dia.

6. Lentilhas, ricas em minerais

Como a maioria dos legumes, são ricos em proteínas e fibras. Sua versatilidade na cozinha torna-se em grandes aliadas.

Além disso, são ricas em ferro e zinco, minerais que previnem o cansaço físico e mental.

Prepáralas 3 vezes por semana.

 

7. Couve couve, repleta de clorofila

Temos escolhido por sua cor verde. Este reflecte o seu elevado teor em clorofila e outros antioxidantes que nutrem e protegem o cérebro dos radicais livres.

Tome 3 vezes por semana.

8. Abacate, favorece a comunicação neuronal

A sua riqueza em gorduras monoinsaturadas é benéfica para o cérebro e melhora a comunicação neuronal. Além disso, é muito fácil de introduzir na dieta.

Não deixe de tomar meio abacate por dia.

Substituições saudáveis

9. Banana, a melhor fruta para o cérebro

Por ser rico em triptofano –um aminoácido que ajuda a gerenciar o estresse– e uma boa fonte de potássio, magnésio e vitamina C, é a melhor fruta para cuidar da memória e o cérebro.

Come 1 a cada 3 dias.

10. Mirtilo para a memória a longo prazo

Ricos em antioxidantes e vitamina C, que protegem o cérebro dos radicais livres e melhoram a memória a longo prazo. Além disso, contêm potássio, que contribui para a geração e transmissão de neurotransmissores.

Pegue 1 punhado ao dia.

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