10 Maneiras De Treinar O Seu Cérebro Para Odiar A Junk Food

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A comida pouco saudável e altamente processada pode sabotar qualquer esforço para perder peso e estar em forma.


Por isso, precisamos reprogramar a nossa maneira de pensar sobre essas refeições, com o fim de ter mais controle sobre a nossa saúde.


Por Que Às Vezes Desejamos Tanto A Comida Rápida E Saudável?


A revista norte-americana New York Magazine fez um magnífico artigo intitulado “The extraordinary science of addictive junk food” (A ciência extraordinária por trás da comida viciante).


O editor Michael Moss se tomou seu tempo para pesquisar e fazer-nos compreender que o nosso desejo de junk food surge de uma poderosa reação fisiológica, planejada cuidadosa e estrategicamente por alguns fornecedores de comida rápida (1).


Muitas de nossas petiscos favoritos são feitas com a perfeita quantidade de açúcar, sal, gorduras e outros produtos químicos para desejar comer mais.


Mas você pode sair este processo viciante, consumindo a maior quantidade de refeições saudáveis e integrais que puder. A lição aqui é que, quanto menos junk food ingieras, menos junk food vai querer.


Você pode sair do círculo vicioso de junk food seguindo estas dicas, talvez alguém possa encontrar a chave para que você aprenda a dizer NÃO às tentações.


Leia o nosso guia sobre porque é que os carboidratos refinados são ruins para sua saúde


1. Coloque Em Prática A Regra Dos Cinco Ingredientes



Se o alimento que você pretende comprar no supermercado tem mais de 5 ingredientes no rótulo, não o compre. Este é um sinal de alerta quanto ao seu processamento.


Se você gosta muito, você pode comprá-lo de vez em quando para dar um gosto, mas não consumas a diária.


Esta é uma forma simples de evitar junk food como um saco de batatas com limão ou biscoitos que despertaram a sua vontade.


2. Enche O Teu Prato De Três Cores



Um estudo realizado pela Universidade de Cornell descobriu que os adultos preferem comer 3 alimentos de cores diferentes, em diferentes porções, em seus pratos.


Isso psicologicamente ajuda a criar satisfação e plenitude em cada refeição.


Em vez de comer uma barra de chocolate ou caramelo, escolha um lanche de nozes, pedaços de frutas e chocolate escuro para ter uma variedade saudável de texturas, nutrientes e cores.


3. Quebra A Rotina



Formar um hábito leva poucas semanas. Se você já tem o costume de visitar as máquinas às 3 da tarde, troque-a por uma caminhada de cinco minutos ao redor da quadra.


Trocar hábitos é uma forma de quebrar os hábitos negativos e começar atividades mais saudáveis.


Leia o nosso guia sobre a rotina completa de ginástica para iniciantes


4. Faça Da Refeição Um Saudável Gosto



Um dos melhores sobremesas, e dos mais simples, é um cacho de uvas vermelhas recém-retiradas do refrigerador. Com esta lanche pode superar estas vontade incontrolável de comer algo doce.


Leia o nosso guia sobre os 15 dicas para preparar comida saudável


5. Mantenha Alimentos Saudáveis À Mão



Guarda os alimentos saudáveis ao centro e à frente do seu frigorífico.


Os lanches são muito fáceis de comer e são um vício, muito fácil de adquirir, apenas tomar a bolsa, a abre e se a come até o fundo.


O que aconteceria se você tem um prato pronto com pimentões, cenouras e pepinos picados em tiras e um frasco de humus na sua ao abrir a geladeira?


Isso pode ajudar a saciar a sua fome repentina com os alimentos que você não vai se arrepender depois.


6. Conheça As Refeições Que São Sua Fraqueza



Assim tem fraqueza por chocolate, bolo red velvet, petiscos salgados como os pretzels e as batatas, é importante que os identifique.


Tê-los na mira, já é metade da batalha ganha. Mantenha-os afastados de sua casa.


7. Aprenda A Asquearte De Junk Food



Uma vez que você aprende sobre os ingredientes que vêm em junk food, você pode vê-los com olhos diferentes e exorcismo com facilidade.


Por exemplo, as marcas do frango grelhado congelado são produzidas por uma máquina que transfere óleo vegetal sobre o frango.


O preservativo que utilizam os alimentos processados como o Tang, Kool Aid e as salsichas, é chamado de hidroxibutilanisol (BHA) e pode ser cancerígeno.


No entanto, continua adicionando os alimentos, apesar das advertências do Departamento Americano de Saúde e Serviços Sociais.


A vitamina D3 que é adicionado a muitas marcas de iogurte, ocorre a gordura das ovelhas e, finalmente, o sabor natural ao churrasco de seus papas favoritas, é feito com leite e frango em pó.


8. Mastiga Tudo O Que Você Precisa



Um conselho bastante eficaz para parar de comer tanto e produzir no cérebro a sensação de plenitude, é mastigar a comida mais da conta.


Se você gastar mais tempo mastigando, você terminará comendo menos. Procura mastigar devagar e saborear a comida. Espera que seja um bocado antes de tomar o próximo.


9. Reduz-Se Gradualmente O Consumo De Junk Food



Diz-Se que comer açúcar faz com que comas mais açúcar, devido a que afeta suas papilas gustativas, fazendo com que procure atingir o mesmo nível de satisfação.


Um especialista em nutrição da Escola de Medicina de Yale, concluiu que, se comer menos alimentos processados, precisamos de menor quantidade para sentir satisfação.


Sua recomendação é que disminuyamos nossos maus hábitos em passos pequenos. Por exemplo, se você tomar três torrões de açúcar em seu chá ou café, reduz-se a dois torrões por algumas semanas. Em seguida, será mais fácil reduzir a um.


Em pouco tempo você vai perceber que apenas necessita de pequenas quantidades desses alimentos para satisfazer o seu apetite.


10. Come Uma Uva Passa, De Forma Consciente



Um truque para ganhar controle sobre suas reações nervosas relação a comida, consiste em algo tão simples como comer uma uva passa.


Tenta isso:



  • Toma uma uva passa.

  • Examina sua forma e textura.

  • Percebe o seu cheiro.

  • Coloque a uva em sua língua e dirija-a em torno de sua boca.

  • Mastigue lentamente.

  • Trágala e imagine como você passar por sua garganta e o resto de seu corpo.

Quando acabar de comê-la, pergunte a si mesmo que é o que seu organismo precisa para funcionar.


Comer desta forma, você ajuda a praticar o domínio sobre o seu sistema nervoso. É uma reação em que te concentras, enquanto diminui a velocidade de seus batimentos cardíacos e sua respiração, e ao mesmo tempo interiorizas o funcionamento de seu organismo.


Colocar em prática este exercício também ajuda a combater a ansiedade, aumentando os níveis do neurotransmissor chamado ácido gama-aminobutírico (GABA), que estabiliza a sua sensação de apetite e melhora a sua digestão.


Esperamos que essas dicas sejam de grande ajuda.


Não hesite em nos contatar.

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