10 Alimentos Ricos Em Gorduras Boas Para A Sua Saúde

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Do que se vê a gordura como o inimigo, as pessoas, aumentando a ingestão de açúcar, carboidratos e alimentos processados.


Como resultado disto é o aumento de obesidade e doenças metabólicas.


As coisas mudaram nos últimos anos, a gordura já não é o inimigo, incluída a gordura saturada, vários estudos não encontraram relação entre a gordura saturada e a doença do coração . (1)


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Conheça os 10 melhores alimentos ricos em gorduras boas:


As boas gorduras são os ácidos graxos que são saudáveis. Seu consumo não representa um risco de doença cardiovascular. Mas, ao contrário, melhoram a saúde do coração.


As gorduras consideradas boas são:



  • Gorduras polinsaturadas

  • Gorduras monoinsaturadas

  • Ácidos gordos omega 3 e omega 6

Os alimentos que fornecem este tipo de gorduras boas são:


1.- Azeite de oliva:


O azeite é obtido a partir de azeitonas, que são fruto da oliveira, e passam por moinhos de pedra, a massa que se obtém se esmaga na imprensa no frio, e dá o azeite de oliva extravirgen.


É o que mais se recomenda consumir, já que é muito mais saudável, já que traz inúmeras propriedades e benefícios. O azeite é uma excelente fonte de gorduras boas.


É composto de 73% de gorduras monoinsaturadas e 11% de gorduras poli-insaturadas, além disso, contém quantidades significativas de proteínas, ferro, zinco, Vitaminas B1, B2, B6.


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2.- Sementes de chia:


As sementes de chia são caracterizados por fornecer ácidos graxos essenciais, são uma rica fonte de Ômega 3, além disso, fornecem Ômega 6, até mais do que as sementes e grãos.


A chia é a fonte vegetal que mais contribui Omega 3, fornecem carboidratos, proteínas, Vitamina B1, B2, B3, B5, B9, Vitamina C, minerais como: Cálcio, fósforo, potássio, etc.


As sementes de chia foram adjudicado propriedades medicinais, já que o seu consumo, podem prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, combate problemas digestivos, ajudam a perder peso.


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3.- Salmão:


O salmão é um peixe azul ou também é conhecido como gordo. Seu teor de gordura é rico em Omega 3, e representa um benefício para o organismo, pois ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos.


Por cada 100 gramas de salmão tem cerca de 3,70 gramas de gorduras monoinsaturadas, e cerca de 3,29 grs de poli-insaturadas. Além disso, fornece vitaminas do grupo B, A, D, quanto aos minerais, é uma boa fonte de cálcio, iodo, magnésio, selênio, potássio e fósforo.


Mas é uma boa fonte de gorduras boas, também o é em colesterol ou purinas, por isso recomenda-se consumir apenas cerca de 400grs por semana.


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4.- Cacahuates:


Também conhecidos como amendoim. Os cacahuates são uma rica fonte de proteínas de origem vegetal. Também o são em gorduras boas, cerca de 70% são insaturadas.


Seu teor de óleo graxo oleico e linoleico (Ômega 6), ajudam a controlar o colesterol. Consumir cacahuates regularmente pode ajudar a prevenir a trombose, acidentes vasculares cerebrais, síndrome pré-menstrual, artrite reumatóide.


Pela sua riqueza em gorduras e outros nutrientes, os cacahuates são um alimento muito energético, por isso é recomendado comer quando se pratica esporte, trabalho pesado, etc.


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5.- Sementes de linho:


As sementes de linho são sementes muito nutritivas, são ricas em fibra. Ajudam a regular a função intestinal. A partir dessas sementes também se produz um óleo de linhaça, que é usada com fins medicinais.


As sementes de linhaça também são ricas em Omega 3, ingestão de ácidos graxos essenciais (insaturadas) ajuda o organismo para poder prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, artrite reumatóide, combater a prisão de ventre, melhorar a saúde digestiva.


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6.- Azeitonas:


Caracterizam-Se por ter um sabor muito peculiar. São ricas em gorduras boas, em cerca de 100 gramas fornecem cerca de 22grs de gorduras monoinsaturadas e cerca de 13,15 grs de poli-insaturadas.


Também são ricas em minerais como: cálcio, magnésio, fósforo, potássio, além disso, fornece ácido fólico, niacina, caroteno. É um alimento altamente energético.


Para evitar que o sal tem um efeito ruim no organismo, recomenda-se remojarlas antes de consumi-las e, em seguida, enjuagarlas. Recomenda-Se consumi-las com moderação.


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7.- Abacate:


O abacate é rico em vitaminas A, B, C, D e K, também é rico em minerais como magnésio, potássio e ácidos graxos (gorduras monoinsaturadas) proporciona proteínas também.


Este fruto tem sido adjudicado múltiplas propriedades, já que graças à sua contribuição de gorduras boas, ajuda a diminuir o colesterol no sangue, melhora a tez da pele, fortalece os ossos.


Em casos de gota e reumatismo recomenda-se o uso do óleo de abacate. Com média peça diária a saúde em geral melhora.


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8.- Amêndoas:


As amêndoas são um fruto seco muito rico em nutrientes, um alimento muito energético e com muitos benefícios para a saúde. Trazem manganês, fósforo e potássio, proteínas.


Quanto às gorduras boas que trazem, principalmente contém gorduras monoinsaturadas (33grs/100g) ácido oleico. Seu teor de gorduras saudáveis ajudam a prevenir doenças.


Embora em menor quantidade, também fornecem gordura poliinsaturada entre 15-19% de ácido linoleico (Ômega 6). Por isso, recomenda-se consumir um punhado (de 7 para 8 peças) de amêndoas-de 3 a 4 vezes por semana.


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9.- Atum:


O atum (peixe azul) se destaca por ser muito nutritivo, tem um alto teor de ácidos graxos como o ômega 3, além de ser rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, também o é em proteínas de alto valor biológico.


Também contém minerais como cálcio, selênio, magnésio, potássio, fósforo. É rico em niacina, ácido fólico, retinol, Vitamina A, aminoácidos. Não contém carboidratos.


O atum é um alimento que pode complementar uma dieta equilibrada.


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10.- Nozes:


As nozes têm um alto valor nutritivo. Sua contribuição é muito semelhante ao das amêndoas. São ricas em proteínas de alto valor biológico. Em 100grs seu conteúdo é de 60grs como gordura total.


Seu aporte de ácidos graxos, principalmente, é de gorduras poli-insaturadas, mas também traz monoinsaturadas. São ricas em minerais como zinco e cobre.


Se lhe foi adjudicado múltiplas propriedades medicinais já que é um alimento energético e nutritivo. Consumir quatro nozes por dia será suficiente.


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